quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Crise no Sporting

Lembro-me do tempo em que o Paulo Bento afirmava que o sporting não tinha duas derrotas consecutivas.

Hoje em dia não há certezas nos resultados do sporting o que se for publicitado até pode ser vantajoso, levar gente ao estádio.

Saiu o Administrador para o futebol na altura de compras de inverno, o que sem duvida demonstra a importância que o futebol tem na SAD leonina. Feita uma análise (o mais imparcial possível) não me parece que as contratações deste ano tenham sido desastrosas.

As contratações seguíram uma estratégia interessante, contratar jogadores com grande potencial, ainda jovens e a preços de saldos devido se encontrarem num momento menos positivo da carreira. Assim contrataram jogadores que haviam sido rotulados de estrelas ou grandes promessas como o Simon Vukcevic o Izmailov e o Celsinho, Contratou um jovem jogador da seleção (ocasionalmente) do Brasil um jogador que já ganhou uma Taça UEFA e uma Champions um avançado forte e alto para jogar em situações especificas e dois laterais e um guarda-redes internacional e ainda jovem.

Das contratações de Vukcevic e Izmailov não se pode apontar defeito, demonstraram logo no primeiro ano ser jogadores de valor, e aparentam ter valor para um clube com a dimensão do sporting (até pelas idades deles). O guarda-redes é um caso estranho do Sporting, parece ser um grande jogador como vimos ontem e estranhamente e sem razão aparente é colocado como terçeiro guarda-redes. Aqui ou há algo por explicar ou então uma clara má gestão do plantel pelo Paulo Bento.

O caso Celsinho. Se é bom ou não não sabemos, o Paulo Bento deve saber pelos treinos. O que eu sei é que o Pereirinha não tem classe para jogar no Sporting e duvido até que a tenha para jogar na nossa liga. Com isto gostaria de ver o Celsinho a ter mail algumas hipóteses para se mostrar. E o mesmo digo em relação ao Gladstone.

A contratação do Had é algo que me surpreende desde o inicio. Para quê contratar um jogador que estava parado há um ano por lesão! Este jogador esteve uma semana a fazer exames médicos. Mesmo por empréstimo não havia melhores opções?

Purovic, não é mau jogador. Acredito que seja uma contratação que com tempo até se possa revelar boa, mas considero que para uma equipa jovem e para um lugar de suplente gostava mais de ver o João Tomas. É um jogador experiente e que estaria acomodado ao banco, e sabe-se que marca golos não iria ter a pressão de mostrar o seu valor. Mas dou o beneficio da duvida ao Purovic, tem trabalhado, mostra algumas qualidades está em período de adaptação e ainda é jovem.

Então porquê a crise no Sporting?

Aponto alguns factores:

Liedson mostra-se incomodado com o treinador.

Falta um patrão na defesa (embora o Caneira nao fosse brilhante o sporting jogava melhor com ele em campo).

Não há lateral esquerdo (o vizinho da segunda circular tem o melhor da liga e parece que o quer por a andar!).

O Paulo Bento tem mostrado alguns erros tácticos nos jogos.


O sistema táctico (diamante) não se tem mostrado eficiente, muito previsível.

O Custódio desapareceu como jogador e temo que o Moutinho vá pelo mesmo caminho.

E sem duvida que o Veloso não soube viver com a sua fama de estrela da moda das revistas e com os títulos de jornais que o colocavam em grandes clubes.

O que posso afirmar é que ter um orçamento de futebol mais baixo que o Porto e o Benfica não serve de desculpa para perder com o Vitória de Setúbal e com o Boavista.

2 comentários:

O noivo Titus disse...

Nem sei o quê nem quem tem culpa da crise do Sporting.

Acho que há ali tanta confusão que nem chegam a jogar à bola...mas a verdade é que vendemos cerca de 30 milhões e comprámos 7. Pode ser que dê resultados a médio prazo com o crescimento e amadurecimento de vários jogadores, mas a verdade é que esta epóca vai ser mais uma só para cumprir calendário.

E não percebo como o Farnerud tem tantas oportunidades e o Celsinho teve meia parte com o Fátima...Será para ele não jogar e o preço não subir e o SCP poder comprá-lo + barato? Ou é ainda mt novo ou n tá habituado a jogar de verde?

O Farnerud parece-me ser cumpridor e por vezes esforçado, mas eu tb sou e felizmente o Paulo não me mete a jogar...

PR disse...

Pois, parece que afinal o Ricardo, o Caneira era mais importantes do que parecia, principalmente pq agora o defesa esquerdo é um zero, é quase tão mau como eu! Na baliza, tenho esperança (lá tá, tem q nós acompanhar sempre) que o Patrício se faça um bom guarda-redes. Depois acho que precisávamos de um avançado a sério, o purovic so sabe jogar com a cabeça e é preciso acertarem-lhe na cabeça, o djalo coitadinho... tipo, mais valia o douala, fazia o mm e corria mais depressa, por isso acho que deviam investir num avançado a sério, um defesa esquerdo claro e dava jeito teremos um banco a sério, tipo qdo entrasse alguém a qualidade da equipa não baixasse.